A arte de criar abelhas e junto com elas produzir o mel, essa é a arte do apicultor. Para muitos uma profissão perigosa, mas para aqueles que são fortes e corajosos, é uma profissão para adoçar a vida das pessoas.
É preciso ser dedicado, estudar as abelhas e compreender o comportamento social delas, o que não é uma tarefa simples. Nem todo mundo sabe, mas o apicultor realiza manejos, e quem diria que ele também alimenta as abelhas com água e comida?
Zangões, operárias, rainhas, cada abelha em seu quadrado, umas trabalham para defender a colmeia, outras para pôr ovos, mas sempre organizadas e em equipe para propiciar a delícia do mel na vida do ser humano.
E além de ostentar tanta delícia e saúde, as abelhas são muito importantes para a manutenção do ecossistema mundial, pois elas desenvolvem a biodiversidade, são fundamentais para a produção de alimento. É claro que com tudo isso merecem ser tratadas com muito cuidado e carinho, assim como fazem os apicultores.
Para os apicultores as abelha proporcionam o aumento de renda. Essa é uma grande oportunidade para pequenos produtores rurais que, na maioria das vezes, acabam apaixonados pelas abelhas.
O Dia do Apicultor é celebrado no dia 22 de maio, que também é o dia de Santa Rita de Cássia, padroeira dos apicultores.
O INDEPPA parabeniza todos os apicultores, em especial aqueles apaixonados por essa arte.
Escrito por: Joselita Bruna (Equipe Indeppa)