Parceria entre o Governo do Estado de Mato Grosso e o INDEPPA cria oportunidade para reeducandos

O convênio do governo do Estado de Mato Grosso, através da Seaf e Indeppa, oportuniza reeducandos do sistema socioeducativo de Mato Grosso a ter uma oportunidade de aprender a profissão de marceneiro, na fabricação das caixas de abelha que serão distribuídas aos Apicultores do Estado de Mato Grosso.

CONHEÇA MAIS SOBRE O PROGRAMA DO GOVERNO DE MATO GROSSO PARA APICULTORES

Mato Grosso ocupa atualmente o 14º lugar na produção de mel no País, com uma produção anual de 466 toneladas

O Estado explora apenas 0,3% do potencial apícola que possui. Mesmo com uma vegetação formada por três biomas (Cerrado, Amazônia e Pantanal), rica em espécies que contribuem de forma direta a apicultura, o Estado possui grandes desafios para expandir a atividade.

Mato Grosso tem um clima favorável que propicia a produção de mel durante todo o ano.

Em Mato Grosso, uma colmeia produz em média 30 quilos de mel por ano, na região do pantanal a produção quase duplica, atingindo uma média de 50 quilos de mel/ano.

Todo mel produzido no Estado é consumido no mercado interno. Para suprir a alta demanda, Mato Grosso    importa de outros estados, principalmente das regiões sul e sudeste.

PARCERIA SEAF E INDEPPA 

A parceria firmada pela SEAF entre o governo do Estado de Mato Grosso e o Indeppa criou o convênio que está doando 6 mil caixas de abelhas tipo Langstroth beneficiando mil agricultores familiares.

Em 2020 muitos apicultores perderam suas caixas nas queimadas que aconteceram no Cerrado e no Pantanal Mato-grossense, prejudicando o meio ambiente e também diminuindo a produção de mel no Estado.

A expectativa é que as caixas doadas aos Apicultores além de auxiliar no retorno da renda pelo mel, ajude os biomas do Cerrado e Pantanal na retomada após as queimadas com a ajuda das abelhas que por natureza própria são animais polinizadores.