O presidente do INDEPPA, Manoel Pedro Galvão, juntamente com alguns integrantes da ONG realizaram uma polinização com o auxílio das abelhas em uma plantação de macadâmia na região de Paranatinga.
Todos os anos esse procedimento é feito graças a parceria do INDEPPA com a Fazenda Iberê.
O INDEPPA leva as abelhas para fazer a polinização. Esse processo está diretamente ligado à qualidade da plantação que evita que as frutas fiquem "xoxas".
Veja o vídeo com imagens da polinização:
Veja abaixo mais informações interessantes sobre polinização, disponibilizadas pela Embrapa.
Conhecendo mais sobre Polinização
Polinização vem da palavra PÓLEN, que é a estrutura masculina de reprodução das plantas. Os pólens são minúsculos grãos produzidos nos órgãos masculinos da flor, que, juntos, parecem um pó de diferentes cores, a depender da planta que lhe deu origem.
Mas, afinal, o que é a polinização? Ora, é o transporte do pólen, do local onde ele é produzido – ou seja, dos órgãos masculinos da flor – para a parte feminina da flor. Esse transporte pode ser feito, naturalmente, pelo vento, pela água e também por animais, como as abelhas, por exemplo.
E como as abelhas fazem a polinização? Ao pousar de flor em flor, elas usam os muitos pelos que possuem em seu corpo para coletar o seu pólen, o qual elas transportam depois para outras flores. Isso torna esses insetos importantes polinizadores.
Mas qual é o papel dos pelos na polinização? Ao buscar alimento nas flores, o pólen gruda facilmente nos pelos da abelha e, assim, ela transporta esse pólen para a parte feminina de outras flores, polinizando-as.
E por que nós, seres humanos, precisamos da polinização para viver? Ora, você não come feijão, frutas e verduras? Não toma leite e se alimenta de algum tipo de carne? Pois é! Todos esses alimentos vêm, de alguma forma, das plantas.
Isso porque vacas, cabras, porcos, galinhas e outros, que nos fornecem leite, carne e ovos também se alimentam de plantas, ou de parte delas, cuja reprodução depende da polinização.
Para que se reproduza, formando novas plantas e gerando sementes e frutos, a maioria das plantas precisa ser antes polinizada.
E devemos nos lembrar, ainda, que todos nós, seres humanos e animais domésticos e silvestres – que vivem nas cidades, nos campos e nas florestas – nos alimentamos de muitas espécies de plantas. Dai a conclusão de que a polinização é muito importante para a nossa alimentação e sobrevivência.
Além disso, as sementes formarão novas plantas que servirão como abrigo para muitos animais e outras plantas, assim como fornecerão madeira para as nossas construções e fibras para produção de tecidos e de outros produtos.
Fonte de informação: EMBRAPA - Polinização