O DIA DO OBELISCO PASCHOAL MOREIRA CABRAL NO MUNICÍPIO DE CUIABÁ

Foi aprovado no dia 09 de novembro de 2023 a Lei N/ 6.998/2023, que institui o dia 02 de outubro como " o Dia do Obelisco Paschoal Moreira Cabral no Munícipio de Cuiabá e dá Providências", confira qual é o objetivo e como ela será aplicada

Centro Geodésico da América Latina

PROJETO OBELISCO

Idealizador: Sr. Manoel Pedro Galvão

C00rdenadora do Projeto: Profª Especialista em Educação Conceição de Maria Matos Silva

Coordenação Pedagógica e desenvolvimento: Profª Drª Regina Silvana Silva

Historiador e Poeta Sr. Airton dos Reis Junior

Participantes: Escolas Municipais e Estaduais de Cuiabá.

Artesões residentes em Cuiabá

Parceria: Secretaria de Estado de Educação Esporte e Lazer (SEDUC)

Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME)

Secretaria Estadual de Agricultura Familiar

Secretaria de Cultura do Estado

INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais)

Instituição Responsável: INDEPPA (Instituto Nacional de Educação para Defesa e Preservação do Meio Ambiente)

FINALIDADE

A finalidade deste projeto é poder dar a oportunidade de crianças e adolescentes, que são estudantes das Escolas. A finalidade deste projeto é poder dar a oportunidade de crianças e adolescentes, que são estudantes das Escolas Municipais e Estaduais de Cuiabá, conhecer a importância histórica, geografia e cultural do marco denominado ¨Obelisco¨, intitulado cientificamente como monumento marco do Centro Geodésico da América do Sul e com isso realizar atividades no âmbito da escola visando a participação no Festival do Obelisco, descrito no Edital 001/INDEPA/2023 de disponibilizado nos Sites da Secretaria Municipal e Estadual de Educação, INDEPPA, Secretaria de Cultura do Estado.

OBJETIVO GERAL

Este projeto visa, o valor científico e histórico do Centro Geodésico, corroborar com importância da descoberta desse marco, com a devida/merecida divulgação do monumento, dando continuidade ao aos estudos históricos e geográficos do Obelisco, a fim de proporcionar, perante o poder da percepção, carregada de sentidos, ao criado e explorado, unir a importância da historicidade do marco ao cotidiano da sociedade, tendo em vista diferentes interpretações, sensações e impressões, num processo ativo de conhecimento, apropriação e valorização dessa herança, para proporcionar maior conhecimento sobre o Marco Obelisco pra a Sociedade e para os nossos estudantes do Ensino Fundamental e Médio das Rede Estadual e Municipal de Cuiabá e os artesões da Capital.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Resgatar a memória do monumento;
  • Estimular o pensamento acerca do significado na contemporaneidade;
  • Oportunizar um maior contato cultural com o histórico/ geográfico do monumento
  • Promover eventos e atividades de divulgação e popularização do monumento que estimulem a reflexão crítica, o espírito inquisidor, a curiosidade científica, a percepção transversal fundamentais à humanidade.
  • Proporcionar aos profissionais de Educação das Rede Municipal e Estadual de Cuiabá, a desenvolver metodologias específicas no âmbito da escola e de acordo com o nívelde cada estudante, metodologias que possam estimular o conhecimento sobre oObelisco, assim dando oportunidade ao estudante a escolha do Projeto à desenvolver,conforme o Anexo I do Edital Festival do Obelisco.
  • Oportunizar conhecimentos científicos sobre o Marco Obelisco, junto ao INPE (Instituto de Pesquisas Espaciais) e históricos, geográficos, junto a Secretaria de
  • Cultura e programas de estudos dos estudantes graduados da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso).
  • Proporcionar aos Estudantes participantes do Festival, a oportunidade de desenvolver seu poder criativo, crítico e livre de escolher a atividade a ser desenvolvida por ele.
  • Dar oportunidade aos artesões da Capital a forma criativa de desenvolver o marco Obelisco, visando com isso uma comercialização do produto com o objetivo de implementar a renda familiar.
  • Ofertar aos Profissionais da Educação, orientadores dos estudantes e oficialmente envolvidos nos Projetos que a escola desenvolverá junto aos alunos, um Certificado para diversos fins de 100 (cem) horas, com anuência de sua Rede de Ensino.

PUBLICO ALVO

Crianças e adolescentes das Escolas Municipais e Estaduais da Cidade de Cuiabá MT e artesões residentes na Capital, visando estimular a participação no Festival do Obelisco, descrito no Edital 001/INDEPA/2023.

PROJETO DE LEI APROVADO 

LEI Nº 6.998, DE 03 DE NOVEMBRO DE 2023

 

AUTOR: VEREADOR MÁRIO NADAF

PUBLICADO NA GAZETA MUNICIPAL Nº 742 DE 09 DE NOVEMBRO DE 2023

 

INSTITUI O DIA DO OBELISCO PASCHOAL MOREIRA CABRAL NO MUNICÍPIO DE CUIABÁ E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

 

PREFEITO MUNICIPAL DE CUIABÁ - MT: Faço saber que a Câmara Municipal aprovou e eu sanciono a seguinte Lei:

 

Art. 1º Fica instituído o Dia Municipal do Obelisco Paschoal Moreira Cabral no município de Cuiabá, que será comemorado, anualmente, todo dia 02 de outubro.

 

Art. 2º Esta data terá o objetivo de divulgar nas escolas do município a história do Marco delimitado em 1909 pela comitiva liderada pelo Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, que estabelece o Centro Geodésico da América do Sul, na Capital do Estado de Mato Grosso.

 

Art. 3º A Gestão Escolar de cada unidade ficará encarregada de divulgar a data e promover atividades para toda a comunidade em geral.

 

Art. 4º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

 

Palácio Alencastro, em Cuiabá-MT, 03 de novembro de 2023.

 

EMANUEL PINHEIRO

PREFEITO MUNICIPAL