Índios Guatos no Pantanal na região do Pitigara, Aterradinho, recebem placas solares solar de ONG americana




Os Índios Guatos estão numa região denominada Aterradinho, com acesso por água pelo Rio Cuiabá, o melhor percurso é indo por terra (asfalto) até o Porto Cercado - Sesc Pantanal e de lá desce cerca de 04 a 06 horas de Barco pequeno dependendo da potência do barco demora mais ou menos tempo.

Angelica Schimit faz parte das ONGs Indeppa e Gepede que tem dado assistência a estes povos com apoio de outras instituições até internacionais levando infraestrutura de energia, saúde, educação e alternativa de renda.

Angelica Schimit tem atendido esse povo em várias de suas residências com energia solar inclusive no posto de saúde local com o apoio da ONG Americana Juara foundation Ethan Shirley colocando a placa de energia solar.

Atualmente a subsistência deste povo está mais na extração de peixes do Rio Cuiaba a lavoura. e de sobrevivência.

Uma das opções de alternativas economica para esses índios esta no Turismo, com as suas interfaces.

No Turismo os Guatos poderão apresentar aos clientes (visitantes) todos os seus saberes e fazeres, "Artesanato, agricultura, manifestações culturais, gastronomia, agroindústria artesanal, etc".




Esse é o Ergon Coordenador da ONG Americana Juara Foundation Ethan Shirley, colocando a placa de energia solar no posto de saúde no Aterradinho.

Nesta localidade existe o Núcleo Técnico Cientifico Telessaúde Mato Grosso.

O Telessaúde é um projeto financiado pelo Ministério da Saúde e realizado em parceria pela Secretaria de Estado de Saúde e Hospital Universitario Julio Muller.

É a primeira telessaúde no pantanal de MT.

Em Mato Grossi existe a DSEI de Cuiabá que trabalha a saúde dis indígenas.


Estes são: Ethan Shirley, Alec Brandel, Colvin Larance, Audrey Vaughn


 Heloísa a técnica de enfermagem na Aldeia


Referência 

http://www.turismoruralmt.com/2018/08/indios-guatos-no-pantanal-na-regiao-do.html